quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Proposta Artístico Pedagógica

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais

Disciplina: Estágio Supervisionado III
Professora: Flávia Cirqueira
Alunas: Izilia Maria B. S. Torquato
Data: 02 / 11 / 2010
Pólo: Catalão – Goiás

Plano de Ação
“Arte e Pluralidade Cultural”
 Justificativa:
           A educação é uma das ações que definem nossa humanidade. A arte é cultura, e nós somos sujeitos que constroem essa cultura a partir de nossa visão de mundo, visão esta que está atrelada a concepções, princípios, espaços, tempos, vivências. O contato com a arte amplia nossa visão de mundo, enriquece o repertório estético, favorece a criação de vínculos com realidades diversas e assim propicia uma cultura de tolerância, de valorização da diversidade, de respeito mútuo, podendo contribuir para uma cultura de paz.
Sabemos que a Arte é um meio importante para despertar nas crianças e jovens os seus instintos mais criativos, desenvolvendo uma relação com a arte de forma a sensibilizá-los sobre questões relacionadas a  valorização das diferentes etnias e culturas e a preservação do meio ambiente, através de leitura de fundo moral  e confecção de fantoches com materiais reaproveitáveis.


Objetivos:
Geral: oportunizar por meio da Arte o despertar nas crianças e jovens os seus instintos mais criativos desenvolvendo uma relação com a arte e também para sensibilizá-los para as questões sobre a valorização das várias etnias e culturas, repudiando a discriminação baseada em diferenças de raça, religião, classe social, nacionalidade e sexo.
 Específicos:
·  Usar a criatividade para a produção de fantoches e cenários;
·   Incentivar a valorização das diferentes etnias e culturas, e dessa forma repudiar todo e qualquer tipo de discriminação;
·  Incentivar a sustentabilidade, através da utilização de materiais recicláveis.
           
 Cronograma:
Data
Ação
Realização
01 a 05/10
Apresentação da proposta do Plano de Ação a Direção do Centro Amor Eterno.
Izília
05 a 15/10
Elaboração do Plano de Ação. Com postagens para acompanhamento
Izília
15/10/10
Apresentação do Plano de Ação no Presencial.
Izília
16 a 30/10
Finalização da elaboração do Plano de Ação e postagem no Blog.
Izília
01 a 25/11
Execução do Plano de Ação.
Izília
03 a 07/11
Aquisição de materiais e preparação dos fantoches que servirão de amostra
Izília
08/11/10
Momento de encontro com as crianças, iniciando com a apresentação da historia “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, com os fantoches feitos de material reciclado, em seguida comentar com as crianças  questões relacionada a valores, culturas e discriminação. Para finalizar construir coletivamente uma história relacionada as questões acima mencionadas.



Izília
18/11/10
Oficina de Confecção dos fantoches
Izília
22/11/10
Oficina para realização das filmagens da história com os fantoches construídos pelas crianças.
Izília
22/11 a 02/12
Elaboração relatório do Plano de Ação.
Izília
03 e 04/12
Entrega relatório da execução do Plano de Ação.
Izília


Metodologia:
O projeto será desenvolvido no Centro Espírita Amor Eterno, utilizando primeiramente materiais contextualizados, contando a historia da MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA de Ana Maria Machado, utilizando fantoches, em seguida uma conversa informal com as crianças sobre o texto, onde refletiremos algumas mensagens sobre o preconceito, observaremos também algumas personalidades afras que se destacaram em várias áreas e venceram o preconceito. Interagiremos de forma crítica, descontraída e finalizaremos com a confecção de fantoches com materiais recicláveis e posteriormente a filmagem e produção de um vídeo com as a representação de outras histórias realizadas pelas crianças.
Referêncial Artístico:
Para elaboração desse projeto usei como referencial artístico o grupo Giramundo, que a 40 anos realiza espetáculos para teatro de bonecos. Ultimamente suas montagens vêm unindo a tecnologia, onde o vídeo possibilitou novas alternativas de intercambio entre o teatro de bonecos e a videoanimação.  
Outro importante grupo foi o “A Cia. Truks” – Teatro de Bonecos foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil. Como o Giramundo o grupo trabalha com várias técnicas de animação, em 2004 o Grupo A Cia. Truks criou, em parceria com Cláudio Saltini, o espetáculo “ZÔO-ILÓGICO” em que a técnica predominante de animação é a do teatro de objetos, onde dois amigos vão ao zôo e, ao chegarem, encontram as portas do parque fechadas. Não se intimidarão em criar o seu “zôo-ilógico”, em que talheres, bacias e panos se transformam nas mais divertidas criaturas.
Materiais:
  • Tesouras
  • Colas
  • Papeis coloridos
  • Cordões
  • Potes de iogurte vazios
  • Miçangas
  • EVA
  • Retalhos de tecidos variados
Avaliação:
            Observar o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades. Anotar as conclusões das crianças para verificar o nível de compreensão da história e da importância de valorizar as diferentes raças. Construir relatório com auto avaliação do processo de execução do projeto.


Referencial Bibliográfico:
MACHADO, Ana Maria. Espec. : LITERATURA INFANTIL BROCHURA
7 º Edição - 2000  . Editora: ATICA
UNIVERSIDADE FERDERAL DE GOIÁS. Faculdade de Artes Visuais: Modulo 7; Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR). – Goiânia: CEGRAF/UFG, 2010
Webografia:
 Sites:
http://www.giramundo.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Giramundo
http://www.truks.com.br/companhia.php

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