quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PROCESSO CRIATIVO



Foi um movimento estético-político que influenciou a arquitetura e a arte ocidental daquela época. Devo dizer que meu processo criativo começou sem eu me dar conta, participei do curso de Reorientação Curricular em Arte, elaborando sequencias didáticas para a disciplina de arte para turmas de Ensino Fundamental de 6º ao 9º. No material estudado tive contato com as obras de José Cezar Teatini Clímaco, que tem com tema principal as cidades com suas paisagens que estão sempre se modificando, influenciadas pelo ritmo frenético do cotidiano, um de seus trabalhos foi uma gravura (Metropolis – XXXIV) feita utilizando a técnica do carimbo sobrepondo impressões.
Dessa forma quando fui pensar a atividade me lembrei dos trabalhos de Zé Cezar e que também se enquadrava nas tendências do Modernismo, especificamente no Construtivismo, pois e ssa arte caracterizada a abstração, não se preocupando com a natureza, trabalhando o espaço como elemento de linguagem visual e dando ênfase ao objeto industrial.
Primeiramente pensei em construir um carimbo, mas quando pequi um carimbo de “recebemos”, percebi que essa seria a melhor forma de fazer, ou seja, utilizar uma material de uso comum, industrializado e a partir dele trabalhar, criar a cidade com sua horizontalidade e a repetição modular presentes na arquitetura urbana.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
Cadernos - 6 Sequencia Didática de Arte
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webfolio.html
http://www.unerj.br/ead/200901/inicio/artigos_publicados/Scherer_completo_2.pdf
http://pa20081.pbworks.com/f/webfolios.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário